sábado, 23 de junho de 2012

Importância dos jogos em sala de aula.

Nota-se que os jogos possibilitam às crianças o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e muitos momentos de prazer, diversão e alegria. A aprendizagem torna-se divertida, diferente, criativa e dinâmica, o que reflete na vida, nos valores e sentimentos infantis. Apesar de os pais, escola e sociedade saberem sobre a importância do brincar, observa-se que seu espaço diminui, progressivamente, uma vez que as ruas e os parques tornaram-se locais perigosos. Assim, o vídeo-game e o computador (considerados, também, objetos de brincar) preenchem o tempo livre das crianças, deixando-as mais presas em casa. Logo, é necessário que a escola estimule as brincadeiras dentro e fora das salas de aula, porém com planejamento sistemático e criativo.
            Sendo que o período do recreio é um momento que possibilita às crianças conversar e interagir umas com as outras, porém, para isso, elas procuram lugares propícios para a atividade escolhida, seja um diálogo, um jogo de futebol ou brincar de pique-pega. Nessa procura, muitas crianças andam pelo pátio observando, explorando as possibilidades para brincar. Além do local, o tamanho do grupo, a afinidade que existe entre as crianças e o gênero predominante interfere nas escolhas infantis.
O educador que utiliza o lúdico em suas aulas deve observar a idade e o estágio de desenvolvimento que cada criança se encontra, e é de extrema importância discutir com os pais sobre o papel do brincar, além de envolvê-los nesse momento para que percebam que é através da exploração de objetos e da posterior brincadeira que as crianças crescem e aprendem.
Exemplos de jogos que podem ser feitos em sala de aula que estimula o desenvolvimento cognitivo do aluno.
Dominó de Quantidades

Quebra-Cabeça
Dama

Nenhum comentário:

Postar um comentário