sexta-feira, 29 de junho de 2012
Mãe,meu dente tá mole!
Descolori essa história do Almanaque temático Magali n.° 4, de outubro de 2007. Gostei para fazer atividades sobre os dentes. A história original é maior (pag.44 a 49).
quarta-feira, 27 de junho de 2012
FESTA JUNINA 2012 NA CIDADE DE ITARANTIM
Festa Junina com a participação dos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino na cidade de Itarantim no dia 21 de Junho de 2012.
BARRACAS
RAINHA DO MILHO
DESFILE
DIRETORA,COORDENADORA E PROFESSORAS
ESCOLA FRANKLIN ANDRADE FONSECA
DIRETORA E PROFESSORES
ALUNAS DO CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
sábado, 23 de junho de 2012
Importância dos jogos em sala de aula.
Nota-se que os jogos possibilitam às crianças o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e muitos momentos de prazer, diversão e alegria. A aprendizagem torna-se divertida, diferente, criativa e dinâmica, o que reflete na vida, nos valores e sentimentos infantis. Apesar de os pais, escola e sociedade saberem sobre a importância do brincar, observa-se que seu espaço diminui, progressivamente, uma vez que as ruas e os parques tornaram-se locais perigosos. Assim, o vídeo-game e o computador (considerados, também, objetos de brincar) preenchem o tempo livre das crianças, deixando-as mais presas em casa. Logo, é necessário que a escola estimule as brincadeiras dentro e fora das salas de aula, porém com planejamento sistemático e criativo.
Sendo que o período do recreio é um momento que possibilita às crianças conversar e interagir umas com as outras, porém, para isso, elas procuram lugares propícios para a atividade escolhida, seja um diálogo, um jogo de futebol ou brincar de pique-pega. Nessa procura, muitas crianças andam pelo pátio observando, explorando as possibilidades para brincar. Além do local, o tamanho do grupo, a afinidade que existe entre as crianças e o gênero predominante interfere nas escolhas infantis.
O educador que utiliza o lúdico em suas aulas deve observar a idade e o estágio de desenvolvimento que cada criança se encontra, e é de extrema importância discutir com os pais sobre o papel do brincar, além de envolvê-los nesse momento para que percebam que é através da exploração de objetos e da posterior brincadeira que as crianças crescem e aprendem.
Exemplos de jogos que podem ser feitos em sala de aula que estimula o desenvolvimento cognitivo do aluno.
Dominó de Quantidades
Quebra-Cabeça
Dama
Mensagem
"Ensinar não é transferir conhecimento,
mas criar as possibilidades para a sua própria
produção ou a sua construção." Paulo Freire
Assinar:
Comentários (Atom)





